quarta-feira, 7 de abril de 2010

Propaganda



Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objecto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida, a publicidade, mas normalmente não é chamada de propaganda, ao menos no sentido mencionado acima. "De forma neutra, propaganda é definida como forma propositada e sistemática de persuasão que visa influenciar com fins ideológicos, políticos ou comerciais, as emoções, atitudes, opiniões e acções de públicos-alvo através da transmissão controlada de informação parcial (que pode ou não ser factual) através de canais directos e de mídia." - Richard Alan Nelson, A Chronology and Glossary of Propaganda in the United States, 1996 Há muito tempo que os sites de vídeo foram invadidos por propagandas. Os vídeos virais têm sido utilizados pelas agências em larga escala, afinal, são uma mídia barata e bastante eficiente. O fenômeno não é de todo mal, principalmente se considerarmos que as peças são muito bem produzidas e a qualidade, geralmente, é impecável. Penso que, muitas vezes é melhor assistir uma peça publicitária bem feita do que um vídeo mambembe contendo uma filmagem amadora ou um pedaço de programa de TV de gosto duvidoso. Se quiser exemplos disto, assista: “Máquina de Rube Goldberg Para o Honda Accord”, “Ferrari: A História da Escuderia” ou “O tipo de propaganda de carro que você nunca vai ver no Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário